Como retcons funcionam no Grand Chase?

Sabemos que a missão do nosso amado joguinho é - além de dar continuidade a trama e universo da franquia - reorganizar e explicar fatos e dúvidas que foram deixadas órfãs com o encerramento do jogo antecessor. E mesmo que o Grand Chase Classic esteja aí continuando de onde o saudoso GCPC parou, o dever de levar a história adiante continua sendo da sequência oficial para os mobiles.

Uma diferença crucial do que estamos acostumados desde o jogo antecessor e principalmente do que conhecemos de história do Grand Chase, é a presença constante de retcons na linha temporal que recontam fatos e esclarecem dúvidas que tínhamos desde muitos anos atrás. Por meio deste artigo, iremos ver como os retcons funcionam dentro da história que conhecemos e o que muda e auxilia no entendimento dos acontecimentos do jogo.


Recentemente, tivemos o lançamento da afinidade da Lime no joguinho, o que gerou muitas dúvidas e estranhamento na história que foi contada pelo jogo antecessor. Principalmente porque tudo leva a entender que ela teria sido a primeira personagem a ingressar oficialmente a Grand Chase em sua formação inicial. Já que os 3 primeiros capítulos da história da afinidade deixam claro que ela estava todo esse tempo em Vermecia e foi encontrada por nossas heroínas em um deserto (Este último algo que não foi mudado desde a história da versão anterior do jogo).

Entretanto, a ausência de um deserto propriamente dito na geografia dos mapas conhecidos e o fato dela ter sido um personagem que chegou ao jogo após o estabelecimento definitivo do mundo de Ernas, gerou dúvidas sobre a veracidade desta informação e alguns ainda acreditam que seu primeiro encontro com a equipe de heróis se deu em Áton (~~Que na minha singela opinião, só Deus sabe se o continente realmente existiu oficialmente na geografia do jogo algum dia).

Mesmo nunca tendo ficado claro quando e onde a cavaleira sagrada foi encontrada pelos heróis e só apenas ser uma suposição que ela tenha sido encontrada continentes depois, o que acontece aqui no mobile é um dos muitos aspectos aplicados à história que a desenvolvedora vem usando desde então: E chegamos ao que seria o primeiro retcon aplicado ao desenvolvimento de um personagem.

Não exatamente... Pelo menos...

Como explicado anteriormente, nunca ficou definido oficialmente onde Lime foi encontrada e tudo passou de uma suposição dos jogadores com base em quando ela foi lançada e o cenário onde os heróis e ela se conheceram. O mesmo se aplicando a outros personagens recentes que só entraram na linearidade principal da história tempos depois e sequer tiveram este aspecto esclarecido (~~Lin quem diga...).

Entretanto, o fato de Lime ter sido a primeira a conhecer a Grand Chase e se juntar ao grupo pode ser considerado um retcon, já que como conhecemos a história, esse posto seria de Ryan que se juntou à equipe nos eventos da Floresta Élfica. E em tese, pela progressão que o jogo antecessor apresentava, os únicos locais desérticos onde Lime poderia aparecer em questão seriam o Templo Oak, Cidade Abandonada ou o Vale do Juramento.

Mas a progressão das missões do jogo antecessor se torna obsoleta para definir a geografia do continente com a vinda do Mundo 7 (Vermécia) na sequência mobile. Que nos esclarece haver 2 rotas possíveis para ir de Serdin até Canaban e vice-versa: Uma pelo Vale do Juramento (Que é ainda a fronteira entre os dois reinos) e outra pela Floresta Élfica.

Desta forma, fica cabível que tanto Lime pode ter conhecido nosso trio inicial em Vermécia quanto, como citado anteriormente, a progressão da história do jogo anterior não ser mais referência para definir como a sequência de eventos aconteceu realmente.

E falando no Vale do Juramento, apesar de não ser claro onde exatamente no mapa mais recente se localiza esta fronteira (Bem como o deserto onde Lime foi encontrada pela Grand Chase). Uma história bastante conhecida continua canônica na região: E é quando a equipe de heróis encontra Ronan pela primeira vez.

O arcano - que liderou o lado de Canaban nas Guerras dos Reinos - conhece a equipe de heróis pela primeira vez ao partir em uma missão para derrotar o Gaicoz em seu castelo (O que até meados da Season 3 era contado que ele enfrentou o Amon Negro), e após esta luta com a ajuda da Grand Chase, se une a equipe para deter as ações de Cazeaje.

Apesar de ser uma história bem conhecida e - independente da versão - todos concordem que Ronan foi visto primeiramente neste mapa mas só se juntaria ao grupo tempos depois, na sequência ele já se junta a Grand Chase a partir deste evento. Em outras palavras, este pode sim ter sido o primeiro retcon da entrada de um personagem na linearidade principal da história do jogo (~~Salvo o engano).

Outros exemplos de retcons que temos é na afinidade do Veigas: Onde o nosso arrancador de cabeças favorito é informado sobre os doze discípulos através da nossa rata de esgoto rosa. E nos laços onde Ryan revela que tem uma irmã para quem escreve cartas, uma ideia que foi descartada no jogo anterior.

Como dito inicialmente, a linearidade do jogo mobile está repleta de retcons que não só esclarecem pontos que ficaram a deriva anteriormente, como também reconta detalhes da história dos personagens para manter a sequência de eventos estruturada, sem o perigo de haver um furo ou ambiguidade ao aparecem novos aspectos ou outros personagens.

Desta forma, a desenvolvedora consegue algo que antes era praticamente impossível de se fazer sem dar outro reboot na história principal ou mesmo deixar à deriva uma explicação. Permitindo também que até mesmo os espaços vagos ou até ideias antes descartadas acabem ganhando vida na franquia.

É claro, isto não invalida completamente o que conhecemos ou foram estabelecidos pela franquia anterior, mas ganham um questionamento ou nova interpretação que pode ser ou não mesclada a história principal (~~Deus sabe como eu aguardei a afinidade da Edel pra ter certeza do que era ou não canônico ainda).

Em resumo: Se um retcon de algo que já conhecemos surgir, é sinal de que este acontecimento pode ter uma interpretação melhor para se encaixar a história. Deixando a linha temporal do jogo menos confusa e mais aberta a outros acontecimentos que o jogo antecessor não permitia trabalhar.

Voltar ao topo