A execução foi certamente de última hora, mas o planejamento e ideias podem ter sido concebidos muito tempo antes?
Que toda obra - seja livros, filmes, séries, desenhos, e porque não, jogos - tem ideias descartadas ou que até foram pensadas porém sequer viram a luz do dia, isto não é novidade para ninguém e atrai e muito a curiosidade das pessoas em descobrir do que se tratava uma ideia não implementada oficialmente ou mesmo teorizar qual seu papel com base em pistas e vestígios encontrados a respeito.
E claro, desde o inicio de seu desenvolvimento, Grand Chase apresenta uma infinidade deste tipo de material que já foi divulgado oficialmente ou mesmo encontrado pelos jogadores em tempos cavernosos, mas nunca implementado funcionalmente no jogo. Tornando a série mais intrigante do que ja é nesta questão e até mesmo germinando teorias e curiosidades a respeito de algum aspecto conhecido deste o saudoso GCPC.
Entretanto, alguns conceitos e ideias antes descartadas acabaram ganhando cor seja na sequência mobile quanto até no próprio Classic. Desta forma, tornando mais vivida a suposição de que muitos conteúdos que a desenvolvedora havia planejado, antes mesmo do anuncio de encerramento da primeira versão do jogo, ainda possam chegar uma hora ou outra.
E como podem ter percebido com o titulo deste artigo, Harrier pode ter sido um destes conteúdos. Apesar de sua aplicação ter sido feita de última hora, o conceito do continente pode ter surgido já desde essa época e explicaremos o porquê!
Grand Chase esta aí desde a época que provavelmente você ainda nem havia nascido (2003) e trouxe diversas novidades e inovações para o mercado de jogos. Sendo um dos pioneiros no estilo RPA (RolePlay Action ou Action RPG) e também no gênero plataforma online. Como todo jogo que marcou um inicio, várias ideias, conceitos, e até mesmo sistemas foram pensados, sendo concebidos ou não desde esta época e foi assim até os dias atuais, tanto antes quanto depois do encerramento, quando surgiu a sequência oficial mobile e até mesmo o jogo clássico na Steam.
O mundo Harrier foi anunciado em meados de Maio, sendo lançado em Junho e causando uma verdadeira divisão de águas na comunidade. De um lado aqueles que amaram a novidade e finalmente a desenvolvedora investindo em conteúdos originais para o jogo, dando uma continuidade a história da sequência para computador, quanto aqueles que se desapontaram com o fato da maior parte dos aspectos do novo mapa serem reaproveitados de monstros e cenários já existentes.
Com isto, muitos acreditam que o desenvolvimento do mapa/continente/mundo foi feito desta forma por conta de uma equipe recém-formada que não teria muito tempo de experiência com o jogo, tratando de criar algo apenas para o Classic ter algum conteúdo neste meio-tempo. Entretanto, apesar da prática ter esta impressão, o planejamento tanto do continente quanto de sua história podem ter sido gerados há muito mais tempo do que se imagina.
Para entender o começo desta teoria, é necessário lembrar que muitos dos conteúdos e informações que tinhamos a respeito da história do jogo na época do falecido GCBR não são exatamente as histórias verdadeiras, tendo sido criadas muitas vezes pela própria distribuidora (Level UP) com o intuíto de dar algum sentido mais "vendível" a um personagem, classe ou mesmo missão-evento.
Assim sendo e tendo isto em mente, nossa teoria da vez começa com um trecho interessante que é relatado na história original do Inquisidor (~~Vulgo Abyss Knight), a quarta classe do Ronan. Já no primeiro trecho, temos a informação de que o personagem estaria se preparando para um novo desafio em um continente desconhecido, referindo-se como um mal que ameaçava a paz em Vermécia.
Em suas batalhas contra Cazeaje, a família de espadachins mágicos superior de Canaban liderada por Ronan, a família Erudon, recebeu as maiores honras e louvor. Porém, Ronan agora enfrenta uma nova grande conspiração que ameaça Vermécia: uma série de incidentes bizarros e a aparição de um continente desconhecido. Em meio aos conflitos incessantes, Ronan percebe que estava dependendo demais da linhagem poderosa de sua família, e sente que chegou ao seu limite...
E então, a Família Erudon concede a Ronan uma arma mágica proibida, chamada de 'Espadachim do Caos Selvagem'. Esta arma é Tyrfing, feita de um par de luvas mágicas e uma espada mágica.
Tyrfing é especializada em um estilo de combate completamente ofensivo, ignorando completamente a defesa. Ela amplifica o poder mágico latente no sangue e o eleva ao máximo para aprimorar sua força mágica. Um espadachim mágico com baixo nível de controle mágico pode perder completamente o controle quando usa esta arma, atacando de forma violenta até que toda sua magia se esgote, muitas vezes levando ao fim de sua vida.
Como resultado de seu treinamento intenso e seus esforços para aperfeiçoar sua esgrima mágica, o continente mais uma vez foi salvo das forças das trevas. Ronan e Tyrfing se tornam a mais poderosa classe de espadachim mágico, Abyss Knight, e adentram o caos do novo continente.
Apesar de aqui beirar o óbvio que refere-se a Xênia, a descrição da história original do Inquisudo neste ponto se encaixa mais com Harrier do que exatamente com o continente dos deuses. E vamos explicar logo o porque baseando-se em fatos e pistas que são trilhadas tanto na história do jogo para computador (que é mais cheia de buracos do que o Bob Esponja) quanto no retcon estabelecido na sequência mobile.
O primeiro aspecto importante a ser ressaltado é que oficialmente as classes ou avanços de classes (antes mesmo da ideia da troca de classes no mobile sugerir que sejam linhas do tempo alternativas) não fazem parte da cronologia oficial (nem no jogo original e nem na sequência mobile), com exceção de alguns personagens como Lass que vira Retalhador e Sieghart que oficialmente está como Avatar até meados de Xênia.
Como esperado, Ronan não é uma dessas exceções e até onde os fatos que conhecemos contam antes do surgimento de Harrier, ele ainda estaria como Arcano, sua primeira classe. O que indica que até então em Xênia (~~Antes mesmos dos 500 retcons que o jogo para computador sofreu), ele permanecia em sua primeira classe na história principal.
E é importante reafirmar que não se tem muitas informações sobre Xênia e como ela "surgiu", apenas que durante a invasão dos demônios na Terra de Prata, o continente dos deuses se separou em um arquipélago que subiu aos céus. E o mais importante: Tanto Xênia quanto Harrier tem aspectos similares, principalmente quando vistos no começo do anúncio deste novo mapa mostrando um conjunto de ilhas surgindo "do nada" no meio do oceano.
Vale ressaltar que Xênia foi lançada no jogo como "Novo Mundo" em meados da Season 1/2, bem como Harrier é considerada até o presente momento. Podendo até mesmo imaginar que o arquipélago possa ter sido uma ideia inicial para Xênia.
Similaridades muito fortes, origens bastante próximas. Coincidência, copycola ou o continente realmente existia há muito mais tempo do que se imaginava?
Como dissemos desde o inicio, "a execução obviamente foi de ultima hora", já que o Classic necessitava de conteúdos que realmente dessem alguma sensação de progressão na história ou no endgame até aquele ponto. E a teoria aqui apoia-se em factóides ambiguos a tornando tão absurda quanto o fato do próprio continente existir linearmente na história do jogo! Mas se pensarmos profundamente sobre a questão, poderemos encontrar um determinado padrão nos pontos apontados aqui. Vamos lá?
O primeiro ponto importante mencionado no começo do artigo é que várias ideias descartadas, desde os primórdios dos tempos, na primeira versão da série de jogos só ganharam vida nos dias de hoje. Temos tanto exemplos na história como o irmão da Lire e a irmã do Ryan que são mencionadas no mobile, bem como sistemas como o Chaser Level no Classic que existia planejado antes mesmo da implementação do sistema similar no Elsword (Maestria de El). Apesar de não termos uma confirmação oficial da empresa que Harrier se encaixe nesta pasta de "ideias futuras" da desenvolvedora.
O segundo tópico refere-se a história do Inquisidor e a forma que ela é contada oficialmente (Lembrando mais uma vez que a versão da Level UP deve ser desconsiderada, uma vez que quase tudo que havia localizado para o falecido GCBR pode não ser oficial). E nesta versão há a menção de um "estranho continente" cujo surgimento ameaçava Vermécia até aquele ponto.
É claro, até a troca de Season que tornou "Novo Mundo" a Xênia que conhecemos nos dias atuais, tanto o ponto de partida para este arco encontrava-se em uma missão evento (Fim de Vermécia) quanto a mesma não era referida como "Terra dos Deuses" como conhecemos desde então. Contudo, a história aqui foi reformulada bem como a da maioria dos personagens e missões que se conhecia até aquela época. Um exemplo clássico é o Ronan que se juntou a Grand Chase após derrotar o Amón Negro e atualmente se une à equipe após a luta contra Gaicoz em Vermécia (Apesar de que canonicamente ele se juntou ao grupo após os eventos do Vale do Juramento segundo o retcon do mobile).
Logo, se houve reformulação da história de Xênia/Novo Mundo e como a Grand Chase inicia este arco até o encontro do próximo vilão da trama, poderia haver a singela modificação na história do Inquisidor para adequar sua lore a nova fase do jogo, o que acabou não acontecendo (~~Talvez por preguiça da KOG mesmo, mas vamos nos concentrar na teoria!). Até este ponto, temos o fato de que Ronan ainda continua canonicamente como sua primeira classe, o Inquisidor apesar de todos os retcons que o jogo sofreu ainda faz menção a um "continente desconhecido" em sua história original e as similaridades que Harrier e Xenia tem entre si, que vamos mencionar agora~~
Ambos os continentes surgiram "do nada" (Apesar de Harrier ter sua explicação contada, ironicamente ao contrário do continente canônico...). Estes eventos ocorreram quando a Grand Chase voltava para Vermécia e principalmente tem cenários e biomas muito similares (~~Ah, mas Harrier é uma cóp... Eu sei, eu sei! Mas como eu disse desde o inicio, a execução foi as pressas e com esse intuito, mas estamos falando aqui do planejamento da coisa!). Inclusive, ambos os mapas são os únicos no jogo a terem biomas glaciais e missões temáticas nas mesmas.
E novamente: Cenários e estruturas parecidas, referidos como "Novo Mundo" surgindo "do nada". Tudo teoria delirante da cabeça da blogueira de vocês até segunda ordem, mas ja vimos coisas mais absurdas vindo da desenvolvedora, não é mesmo?